terça-feira, 18 de agosto de 2009

Gatos educativos


Desenho de Eugenio

Meu celular é cheio de vídeos e fotos de sobrinhas e gatos. Sabendo disso, minha primeira sobrinha, Lorena, no auge de seu um ano e cinco meses, me estendeu o celular e falou: "nenê". Sim, ela queria ver fotos dela mesma. Ainda não sabia, porém, que ali havia também vídeos de gatos.

Quando vai na casa de minha mãe, onde mora o Gato Beto, Lorena tenta imitá-lo. Por ter um miado muito alto e grosso, Lorena não faz "miau" e sim "aum" e com uma cara sofrida. Deve imaginar que aquele som só pode vir de alguém padecendo.

O celular tem como papel de parede a foto de Betinho. Lorena abriu o flip, riu, colocou o dedinho em cima da foto e disse, "aum". Então, resolvi mostrar a ela o vídeo de quando o Betinho foi visitar o Neko e a Bibiana. No vídeo, apareciam somente Beto e Neko. Falei para ela, "Lorena, são dois gatos, dois gatos" e fazia "dois" com os dedos. Não sabendo fazer dois, esticou somente o indicador e dizia, "dois"!

No mesmo dia, pegou um encarte de publicidade onde havia dois bebês, apontou e disse: "dois". Na semana seguinte, novamente, agora com duas embalagens iguais com fotos de bebês, ela disse com o dedo erguido: "doi, nenê". E repetia com os olhos arregalados, parecia uma professorinha ensinando os alunos e repetindo até aprenderem, mas já sem colocar a letra s no final: "doi, doi nenê". Depois dizem que os gatos são inúteis...

3 comentários:

Odete Laura disse...

Não vou seguir esse blog pq eu odeio gatos. hehehe

Eugenio Hoch Junior disse...

Assim que ela estiver craque em matemática vamos dar "doi" gatos para ela. O Betinho e a Bibiex.
Bjs

Vanessa Martins disse...

Eu sei por que a Luiza escolheu esse nome. Gatesco é mistura de GATO com GAUCHESCO! Não nega as "raiz" mesmo né tchê!